De novo
A contagem da discórdia
Publicação de lancheria pelotense gera debates nas redes sociais após fazer brincadeira com referência à polidactilia do proprietário em relação à condenação do ex-presidente Lula
A mais nova polêmica digital em Pelotas foi criada nesta quinta-feira (13). A página do Circulu's Lanches no Facebook dividiu opiniões ao publicar uma imagem em sua linha do tempo. O texto faz alusão à teoria criada pelo deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) sobre a condenação do ex-presidente Lula pelo juiz Sérgio Moro, anunciada na última quarta.
Em um vídeo publicado na internet, Wyllys diz que Lula era chamado de "nine" pelo juiz federal, em insinuação aos seus nove dedos das mãos. O petista perdeu o mindinho da mão esquerda em 1964 após um acidente com uma prensa transversal na fábrica onde trabalhava como torneiro mecânico. O deputado aponta que a sentença de nove anos e meio "não é por acaso". "Ele condenou a nove anos em uma referência aos nove dedos."
O Circulu's, tradicional lancheria da cidade, aproveitou o ensejo para tentar fazer uma brincadeira. Não deu muito certo. A publicação polêmica diz: "Ainda bem que não é o seu João, senão seriam 11 anos de condenação". O seu João, referido na postagem, é o proprietário do estabelecimento. Ele tem um dedinho a mais.
A polidactilia do empresário não foi encarada por todos como um motivo cabível para entretenimento. Muitos internautas criticaram a abordagem sobre a anomalia de desenvolvimento - tratada como "deficiência" nas participações. As demais avaliações foram de cunho político. Contrárias ou favoráveis, a maioria fez referência à condenação do ex-presidente, com críticas ou elogios a Lula e Moro. O "debate" teve mais de 300 comentários. "Não sou cliente e agora mais do que nunca não faço questão alguma. Quanta falta de profissionalismo!", escreveu Angela Morais. "Excelente atendimento e nota dez pro humor", publicou Mateus Tortelli. Sem emitir opinião, Tomás Passos apenas questionou: "Vocês estão ligados que o país está em chamas e vocês aí, debatendo idoneidade ou sua ausência em post de Facebook, né?"
Em novembro do ano passado, quando a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) passou por Pelotas após retornar do Uruguai, o Circulu's também foi alvo de críticas e felicitações na internet. A lancheria publicou uma foto de Dilma durante a visita ao estabelecimento para jantar. Mais uma vez, é claro, o post dividiu opiniões e gerou outra onda de debates e reclamações.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário